Uma discussão acirrada nas redes sociais dos famosos trouxe à luz o polêmico tema da PEC das praias
A TRETA
No último final de semana não se falou em outra polêmica além da gerada pelas falas de Neymar Jr. e Luana Piovani, após exporem em suas redes sociais suas opiniões um sobre o outro e a respeito da PEC das Praias, surgiram nas redes várias correntes de discussão. Todas sobre um tema intrigante e ainda era desconhecido por grande parte das pessoas.
Tudo porque o jogador associou seu nome ao de uma grande incorporadora. Esta que tem a proposta de construir condomínios de luxo, chamando seu complexo de Caribe Brasileiro. Um empreendimento de 7,5 bilhões de Reais, que pretende compreender cerca de 100 quilômetros da costa litorânea na divisa entre Pernambuco e Alagoas. São ao todo 28 imóveis padrão A, o que, consequentemente, privatizariam o uso das praias desta localização. Contudo não se trata de restringir o acesso à orla apenas a seus condôminos. Mas o que pode se entender é que esta aquisição possui várias nuances. Impedir os banhistas de terem acesso ao lazer é apenas uma das muitas mudanças que podem afetar toda uma cadeia de comércio e turismo nos estados em questão.
Luana Piovani por Rodrigo Melo
A PEC DAS PRAIAS
Esta Proposta de Emenda à Constituição, PEC das praias, já está aprovada na Câmara dos Deputados e seguirá para o Senado. Tem como objetivo retirar da União a propriedade exclusiva sobre os chamados terrenos de marinha, as áreas na costa marítima brasileira, incluindo as praias e o contorno de ilhas. Taxas como laudênio deixariam de ser cobradas Espaços bastante disputados em todo o território nacional devido à sua localização privilegiada. Os termos não estão claros e o relator da matéria, Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), sinalizou que irá alterar o texto.
O CARIBE BRASILEIRO
Um investimento deste porte promete a criação de milhares empregos diretos desde sua construção até implantação e funcionamento. Sem contar empregos indiretos gerados através do comércio formal e informal, bem como a prestação de serviços. A começar pela obra e, em seguida, a operação do condomínio em si, as incorporadoras já entenderam a mina de ouro que é investir no litoral nordestino.
Imagem ilustrativa de empreendimento de alto luxo
O TRADE
E a circulação de capital não acaba com a venda das unidades do condomínio. Ao contrário, na realidade, é aí que começa toda uma cadeia de negócios. O trade turístico, que compreende agências, hotéis, restaurantes e companhias aéreas enxergam várias oportunidades. Consequentemente endossados por órgãos específicos do governo, como a Embratur. Na prática, este tipo de investimento traz excelentes oportunidades de movimentarem a venda de seus produtos, pacotes e serviços, atraindo a atenção de viajantes brasileiros e estrangeiros para o destino em questão.
A CONTRA-PARTIDA
Enquanto o fluxo de visitas aumenta, consequentemente a economia local sente a diferença da alta demanda por seus serviços. Nivelar por cima o público consumidor aumenta o tíquete médio e permite maiores lucros em estadas, passeios e refeições. Contudo, sem uma política amarrada sobre conservação ambiental, o resultado dessa crescente exploração pode ser desastroso para o meio ambiente e, por consequência, aos negócios locais.
DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
Nesta quarta, dia 05 de Junho, comemora-se o Dia Internacional do Meio- Ambiente, uma data celebrada em todo o mundo no intuito de proteger a Terra, especialmente comemorando seu 52º aniversário. É um dia em que as lideranças mundiais propõem soluções a respeito dos bens não-renováveis como parar de emitir licenças para novas extrações de carvão, petróleo e gás natural.
Consequentemente, é de se esperar inúmeras manifestações em todo o mundo. No Brasil não será diferente e certamente o assunto Neymar-Piovani e a PEC das praias levantará novos questionamentos a respeito da sustentabilidade ecológica do projeto e seus apoiadores.