Dia do Café: Médicos alertam que o consumo de cafeína requer cuidado

SAIBA COMO APRECIAR ESTE GRÃO SEM PREJUDICAR SUA SAÚDE

Com registros que remontam seu consumo desde o século 6, é unânime que o café ainda é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas no mundo até os dias de hoje.
Só o Brasil representa 30% da produção mundial, sendo considerado o maior produtor e exportador de café do mundo. Cerca de 1.430 xícaras de café são apreciadas pelos brasileiros no período de um ano, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Essa quantidade é equivalente a quase 350 litros da bebida, quantidade esta que requer atenção de seus consumidores.

NEGÓCIOS COMBINAM COM CAFÉ

Girando cerca de 70 milhões de Reais por mês apenas no Brasil, as cafeterias se multiplicam em todas as esquinas divulgando e difundindo o consumo desta bebida que agrega e aproxima as pessoas. O café do desjejum, embora talvez o mais importante, é apenas o primeiro dos vários consumidos ao longo do dia. Tomar um café virou uma pausa necessária à saúde mental nos dias corridos, proporcionando um momento de relaxamento seja no trabalho ou estudos. E, para os que não conseguem parar, o cafézinho também virou uma oportunidade de networking, seja nas cantinas dos escritórios, nas cafeterias ou onde for que esteja sendo apreciado. E apreço este que fez com que o grão merecesse ganhar um dia para chamar de seu!

DIA DO CAFÉ E SEUS BENEFÍCIOS
No dia 24 de Maio é comemorado o dia do café  em homenagem à grande procura e admiração pela bebida. Porém, apesar de agradar ao paladar de muitos, médicos alertam que o consumo da cafeína requer cuidado.

Não se pode negar que o consumo do café se deve apenas ao sabor, mas o efeito da cafeína é bastante esperado pelos consumidores, que já contam com este apoio em suas atividades diárias. São alguns deles:

  • Melhora da função cognitiva pois a memória é ativada pela cafeína, que ainda encurta o tempo de reação
  • Organismo protegido contra danos celulares graças aos antioxidantes no café
  • Redução do risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e ainda alguns tipos de câncer
  • Melhora no desempenho físico aumentando os níveis de adrenalina, preparando o corpo para atividades que requerem esforço físico.

RISCOS DO CONSUMO EM EXCESSO

Apesar dos vários benefícios,  a moderação na quantidade consumida deve ser considerada! Cerca de 2 a 3 xícaras por dia são suficientes para o consumidor usufruir dos efeitos da bebida sem prejudicar seu organismo. Os danos colaterais podem ser vários pois este grão é realmente muito poderoso. Seus malefícios estão totalmente ligados ao consumo em excesso e são eles:

  • Ansiedade e nervosismo
  • Distúrbios do sono
  • Problemas digestivos como refluxo ácido e irritação gástrica
  • Dependência de cafeína que, em sua ausência apresenta dores de cabeça e irritabilidade

EQUILÍBRIO É SEMPRE A MELHOR PEDIDA
Para os que buscam os efeitos da cafeína contudo não apreciam o sabor do café, ou apenas procuram alternativas, algumas bebidas se encaixam nesta função de maneira semelhante. Confira:

  • Chá verde é rico em antioxidantes e possui uma quantidade moderada de cafeína, pode melhorar a função cognitiva e a queima de gordura
  • Chá preto também contém cafeína e antioxidantes que oferecem benefícios similares aos do café
  • Chá mate contém cafeína e vários nutrientes

VAI UM CAFÉZINHO AÍ?

A verdade é que, além de cultural, o consumo do café remonta também à memorias afetivas e está diretamente ligado ao compartilhar com pessoas queridas. Mais do que associado a comidas gostosas, o café faz parte da rotina como personagem na vivência de momentos especiais, trazendo sabor e aroma à lembranças. Degustar seu sabor, seja no seu dia ou em qualquer outro, já faz parte da rotina e da história dos brasileiros

 

 

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top